O violeta que desaparece (experiência de química)

publicidade

As cores que enxergamos dependem muito de como os átomos se arranjam nas moléculas. Nesta experiência, é possível perceber que os mesmos átomos conseguem formar cores completamente diferentes dependendo da forma como se organizam. Na primeira experiência, uma mistura de água com permanganato de potássio, que é violeta, é misturada com vinagre e depois com água oxigenada. O resultado é completamente transparente.

publicidade

O que ocorre é que o permanganato, violeta, reage com o vinagre e com a água oxigenada, formando o íon manganês, que é transparente.

Na segunda experiência, a solução de água com permanganato é misturada primeiro com a água oxigenada, formando dióxido de manganês, que é marrom. Depois, acrescenta-se o vinagre, e a mistura formada fica transparente, pois volta-se a formar o íon manganês.

Veja, abaixo, as equações químicas dessas reações:

Primeira reação:

2MnO4 + 5H2O2 + 6H+ → 2Mn2+ + 5O2(gás) + 8H2O

Segunda reação

2MnO4 + 3H2O2 → 2MnO2 + 3O2(gás) + 2OH + 2H2O

ATENÇÃO: O permanganato de potássio não deve ser ingerido. O comprimido é usado externamente, diluído em água.

Facebook do Henrique Santos, que ajudou com as equações químicas: facebook.com/enghenriquesantos

Deixe seu comentário

Artigo anteriorComo fazer sacolas de papel para presente
Próximo artigoMicroscópio caseiro com laser (experiência de física e biologia)
Iberê Thenório é jornalista pela USP. Cocriador do Manual do Mundo, possui reconhecimento nacional e já foi eleito algumas vezes como personalidade mais influente entre os jovens brasileiros. Hoje, é diretor e apresentador no Manual do Mundo e palestrante.