Corvos são muito mais espertos do que você pensa!

Ainda há muito para se descobrir a respeito da mente humana, especialmente sobre nosso raciocínio e cognição. E os processos de causa e efeito (exemplo: a porta abre quando você tira o peso que está embaixo dela) são bases importantes para compreendermos o funcionamento do nosso cérebro.

Os cientistas ainda desconhecem como esse raciocínio acontece em outros seres do reino animal e nesse ponto os corvos têm sido importantes. As aves são habilidosas em usar e desenvolver pequenas ferramentas para obter alimento: além de entortar pedaços de arame para transformá-los em ganchos, elas também esculpem pequenos pedaços de madeira em forma de espeto.

Um estudo da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, sugere que os corvos possuem o modo de pensar parecido com o de uma criança entre 5 e 7 anos de idade, que ainda está desenvolvendo o raciocínio que envolve causa e efeito.

O experimento feito com seis aves selvagens envolvia testes em que cada um dos corvos precisava usar uma pedrinha para completar uma dos desafios propostos. Os animais foram bem sucedidos em quatro das seis tarefas apresentadas, sendo que uma delas envolvia jogar pedrinhas na água para modificar o volume do líquido. E ao final de cada missão, os pássaros eram recompensados com comida.

Apesar de simples, o estudo deu um passo importante para a compreensão da mente de outros animais e avançou um passo no entendimento da evolução do pensamento em não-humanos.

Fonte: PLOS One

+ Urso salva corvo de afogamento
+ Você sabe por que pombos nunca batem em postes?
+ Como o plástico está transformando o planeta

 

Deixe seu comentário