O que cai no chão primeiro, uma Pena ou uma Bola de boliche?

Com certeza você já ouviu aquela velha história de que “dois objetos soltos ao mesmo tempo, da mesma altura, chegam no chão juntos, por que a lei da gravidade é a mesma para todos”… Quando era criança eu ouvia muito isso e não me parecia lógico que uma pedra e uma pena caíssem no chão juntas, mesmo que fossem soltas ao mesmo tempo, afinal de contas a pedra é muito mais pesada!

Então, o que exatamente esse “velho ditado” significa? A verdade é que Galileu Galilei realmente provou na sua Lei dos Corpos em Queda (revisada também por Isac Newton e Albert Einstein) que: “todos os corpos caem com aceleração constante, uma vez que o efeito da aceleração gravitacional à mesma altura, é igual.”!! O que a maioria das pessoas esquece de considerar, é a resistência do ar! Ou seja, a lei é verdadeira, porém só é válida no vácuo, já que como a densidade dos corpos é diferente, no ar o corpo que oferecer menos resistência vai atingir o solo primeiro.

Então se para poder observar apenas a força da gravidade agindo sobre os objetos enquanto eles caem, precisamos remover o ar dessa equação. E o melhor lugar para fazer este teste é em Ohio (Estados Unidos), lá fica a maior câmara de vácuo do mundo, a Facility Space Power, instalação da NASA. Com mais de 30 metros de diâmetro e torres de 37 metros de altura. Esse centro de pesquisa da agência espacial norte-americana imita as condições do Espaço para que eles possam testar equipamentos e treinar astronautas para missões.

Dentro desta câmara de vácuo, é possível ver o que acontece quando dois elementos de peso completamente diferentes são soltos ao chão simultaneamente, confira o experimento feito com uma bola de boliche e uma pena:

Incrível, né? O vídeo foi ajustado para assistir exatamente no momento em que a bola de boliche e a pena são soltas no vácuo, mas se você voltar um pouquinho pode ver o experimento feito fora da câmara, e o resultado é esse aqui:

experimento-bola-de-boliche-e-pena

+ Mágica do anel que engana a gravidade
+ Incrível experiencia do tubo antigravidade
+ Mágica da água antigravidade
+ O desafio do centro de gravidade

Deixe seu comentário