Bobina de tesla: a máquina de fazer raios

+ Como fazer uma bola de plasma em casa!
+ Aprenda a fazer um minigerador eólico!

Inventada por Nikola Tesla por volta de 1890, a bobina de Tesla é uma máquina que produz raios em uma altíssima tensão, de 1 a 2 milhões de volts, aproximadamente.

Quer entender como esses raios são criados? No processo, a tensão da rede, que é de 127 volts passa para 8 mil volts com um transformador. Essa energia entra na máquina e é armazenada em um banco capacitor. Depois, uma roda de parafusos, que funciona como um interruptor ligando e desligando, descarrega o capacitor para a bobina menor. A bobina nada mais é do que muitos fios enrolados. Depois, é produzido um campo magnético, que depois vai para uma bobina maior. Com esse processo, a tensão passa de 8 mil para 1 milhão e meio a 2 milhões de volts.

Por que que 1 milhão de volts cria raios?

Por que o ar, até um certo limite, não conduz eletricidade, ele se torna um isolante. A partir desse limite, ele se torna um condutor. Por isso que a tomada aí da sua casa não solta raios freneticamente. Entendeu como funciona? Agora veja o vídeo pra ver que legal os raios se formando no ar!.

 

Deixe seu comentário