NASA divulga novas imagens impressionantes de uma erupção solar


Se o seu quintal ou varanda já ficam em estado crítico quando acontece uma tempestadezinha qualquer e dá o maior trabalho pra limpar tudo, imagine a superfície do Sol enfrentando uma tempestade geomagnética!

As chamadas erupções solares que formam a “tempestade” são explosões na superfície do nosso astro rei causadas por mudanças repentinas em seu campo magnético. Durante as explosões, além da liberação de forte radiação (raios X e gama), gases emergem da superfície solar atingindo temperaturas de mais de 1,5 milhão de graus centígrados (!), formando arcos e bolhas gigantes de gases com até 10 bilhões de toneladas (!!), e depois, esfriam e voltam a se chocar com o Sol a uma velocidade de aproximadamente 100 quilômetros por segundo (!!!).

No último dia 24 de fevereiro o Sol apresentou uma tempestade solar significativa, devidamente registrada pelo Solar Dynamics Observatory, da NASA.

Confira as imagens oficiais divulgadas pela entidade neste vídeo:

As labaredas solares são poderosas rajadas de radiação, aparecendo como flashes de luz gigantes nas imagens do observatório da NASA. Felizmente toda esta radiação nociva emitida por uma crise solar não consegue atravessar a atmosfera da Terra a ponto de afetar os seres humanos, contudo, quando intensa o suficiente, podem chegar a interferir nos sinais de GPS e comunicação.

Veja abaixo mais algumas fotos incríveis de erupções solares registradas pelos cientistas americanos:

Essas imagens são ainda mais impressionantes se você tiver em mente a relativa grandiosidade do Sol, e certamente a forma mais simples de alcançar tal percepção é através de esquemas comparativos… Clique aqui para entender melhor o tamanho dos planetas (e estrela) do nosso sistema solar!

Deixe seu comentário