Construa e administre o seu próprio sistema de metrô online

subway


O sistema de metrô, que não por acaso recebe este nome, é parte fundamental do ecossistema de uma metrópole. As cidades com grandes concentrações populacionais ao redor do planeta, ao esgotarem todas as alternativas de transportes na superfície, são obrigadas a explorar os próprios porões, a fim de oferecer uma via dinâmica para escoar o grande número de pessoas transitando pelas ruas.

A alternativa subterrânea de transporte público, além de emitir menos poluição para a atmosfera, apresenta-se extremamente rápida e eficiente para a locomoção entre pontos cujo percurso geralmente encontra-se congestionado – uma realidade comum às grandes cidades.

Para desafiar esta eficiência, inclusive, o atleta francês do vídeo abaixo encarou o desafio de saltar de um metrô e ir à pé até a estação seguinte para embarcar novamente no mesmo vagão em que havia desembarcado. Seria possível o homem vencer a máquina? Confira:

Outro criativo inspirado pela complexidade do sistema metroviário é o nova-iorquino Alexander Chen, que transformou a malha de linhas do metrô de Nova York em um instrumento musical interativo:

Infelizmente, poucas cidades podem contar com uma rede tão complexa de linhas de metrô como a da “Grande Maçã”, capazes de atender à demanda por transporte público de diversas localidades metropolitanas. Para sermos mais realistas, podemos constatar o completo atraso dos metrôs brasileiros perante os sistemas internacionais apenas observando os seus respectivos mapas neste gráfico da revista Exame:

Enquanto por aqui uma malha de metrô totalmente eficiente esteja bem longe da realidade, podemos – no máximo – sonhar com um sistema satisfatório.

Aqueles que gostam de imaginar em detalhes como seria a construção e administração de um sistema de metrô agora podem experimentar o jogo online Mini Metro, um simulador de mapa metroviário em que você pode conectar os pontos de demanda de passageiros de sua cidade virtual e vizinhanças para manter o fluxo das linhas em ordem.

Quem costuma utilizar o metrô de verdade pode ter mais facilidade com o jogo, aplicando o conhecimento empírico de passageiro na tentativa de evitar o colapso em seu sistema virtual. Em última análise a brincadeira ajuda a compreender melhor o planejamento urbano no que diz respeito ao transporte coletivo subterrâneo.

Segundo os desenvolvedores, a versão final do jogo será lançada ainda no meio deste ano para Mac OS, Windows, Linux, browser e mobile.

Clique aqui para jogar a versão atual!

Mas cuidado pras suas estações não acabarem assim…

Deixe seu comentário