A beleza oculta dos grãos de areia vistos no microscópio

Grãos de areia sempre foram utilizados como sinônimo de algo extremamente pequeno, quase insignificante. Como geralmente são vistos em sua forma coletiva, a areia, quase nunca prestamos atenção nas particularidades únicas de cada partícula. Tanto que, quando falamos em um “grão de areia”, estamos acostumados a pensar  num ponto minúsculo.

Só que, se a olho nu não há nada que possa ser contemplado, toda a beleza oculta na pequenez dos grãos é revelada no microscópio.

O fotógrafo, cineasta e doutor em pesquisa biomédica Dr. Gary Greenberg desenvolveu uma técnica inovadora e equipamentos de alta definição em 3D capazes de documentar este tipo de curiosidade científica em fotografias microscópicas como estas abaixo, com uma ampliação de até 300 vezes (!) o tamanho original:

A areia utilizada no “ensaio” veio do litoral do Havaí. Nas fotos podem ser percebidos fragmentos e restos de vários organismos marinhos, mas o Dr. Greenberg esclarece que a composição da areia pode variar de acordo com a localização e as condições do ambiente.

Outra mente engenhosa capaz de desvendar as belezas da areia é a de David Bynoe, cientista e inventor da cidade de Calgary, no Canadá, que construiu uma máquina capaz de produzir belíssimos desenhos em um tanque com areia. Com quatro cabos em forma de “X” e quatro motores para manipular a grande esfera metálica no centro conectados a um computador especial, o equipamento consegue produzir obras de arte na areia capazes de deixar grandes escultores das praias brasileiras morrendo de inveja. Dá uma olhada neste vídeo de apresentação:

Outra peripécia científica com ares artísticos é este incrível “brinquedinho” apresentado pela empresa WABA Fun sob o nome de Kinect Sand (ou, em tradução livre, “areia cinética”). O composto de areia é flexível e dinâmico, e parece ter propriedades semelhantes às do açúcar mascavo, só que menos pegajoso para proporcionar a diversão da criançada. Veja a apresentação do protótipo:

Ficou interessado? Também quer aprender a fazer um truque bacana com areia?

Então clique aqui para descobrir como fazer a misteriosa areia que não se molha!

Deixe seu comentário