Cães existem desde a Era do Gelo

Imagem docrânio de um canídeo de 36 mil anos, encontrado em caverna na Bélgica, que pode ser de um ancestral em comum entre cães e lobos

Você sabe de onde vieram os cães?

Apesar dos perfis mais variados, os cachorros são descendentes de lobos europeus da Era do Gelo. É o que aponta um estudo publicado na revista “Science”, que diz que a relação entre o homem e seu melhor amigo já dura mais de 20 mil anos.

Os resultados são derivados de análises do DNA de 77 cachorros de diferentes raças, 49 tipos de lobos, 4 coiotes e 18 fósseis de canídeos, espécie determinante que auxiliou os cientistas na avaliação da diversidade genética dos animais do passado com os atuais.

Liderados por Olaf Thalmann, da Universidade de Turku (Finlândia), e Robert Wayne, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, os pesquisadores realizaram uma leitura completa do DNA mitocondrial dos bichos. Tal material genético – que vai de geração em geração somente das mães para filhas ou filhos- é o que possibilita a formação de árvores genealógicas.

Com isso, os cientistas descobriram que quatro grandes grupos de cães atuais têm um cachorro ou lobo europeu como “primo de primeiro grau”  em posições muito próximas de sua origem.

Contudo, quase nenhum dos lobos de hoje em dia tem parentesco próximo com os cães, o que pode significar que os lobos ancestrais dos atuais cães se extinguiram.

Ainda assim, pesquisadores que defendem que a origem do animal tenha sido na Ásia não se deram por satisfeitos e mantém a posição. Eles criticam a nova pesquisa graças à falta de DNA de fósseis asiáticos no estudo.

 

 

 

Deixe seu comentário