Elevador de uva-passa para o Ano-Novo

Uma experiência de física fácil e muito interessante que pode ser feita na ceia de Natal ou na festa de Ano-Novo. Você vai precisar apenas de uvas-passas, que podem ser tiradas do panetone, e de um copo cheio de champanhe, espumante ou refrigerante. 😉

Aprenda a fazer o super elevador de uvas-passas 

VEJA O ESPECIAL DE NATAL DO MANUAL DO MUNDO

Para fazer o experimento, basta jogar algumas uvas-passas dentro do refrigerante. Você vai perceber que elas vão descer até o fim do copo e vão subir, repetindo esse ciclo infinitamente, até acabar o gás.

Isso acontece porque o gás carbônico se aloja na uva-passa. Quando você joga a uva no líquido, ela afunda, pois é mais densa. Contudo, pequenas bolhas de gás carbônico (também conhecido como CO2 ou dióxido de carbono) se formam e ficam presas nas rugas da uva. O conjunto da uva e o gás carbônico é menos denso que o líquido, e sobe. Quando essa “uva de boias” chega à superfície, porém, o gás se desprende, e a uva volta a descer.

Essa experiência também pode ser feita com naftalinas, vinagre e bicarbonato de sódio. Veja um vídeo da experiência usando esses ingredientes.

Deixe seu comentário