FAQ – Perguntas Frequentes

FAQ – Perguntas Frequentes

 Como surgiu a ideia de criar o Manual do Mundo?

O Manual do Mundo surgiu da ideia de ensinar as pessoas a fazerem as coisas em casa. Tudo começou quando a gente veio de Piedade para São Paulo e vimos que as pessoas acionavam o seguro pra trocar pneus do carro e fazer pequenos consertos em casa. Em Piedade, todo mundo sabia fazer isso e ficamos impressionados com essa coisa de chamar alguém pra fazer.

Além disso, nós juntamos uma série de habilidades que a gente já tinha: jornalismo, programação e criação de conteúdo para internet.

Quando o YouTube começou a bombar, lá por 2008, a gente viu que muitas pessoas estavam ensinando coisas bacanas para fazer em casa. Resolvemos criar o nosso canal para ensinar também. Os 50 primeiros vídeos foram feitos com câmeras emprestadas e gravados no nosso apartamento de 35m2.

Quando foi publicado o primeiro vídeo do canal?

O nosso primeiro vídeo foi o “Como fazer multiplicação sem tabuada, que ganhou uma nova versão alguns anos depois.

Qual equipamento e programa de edição vocês usam?

Câmera Canon 5D Mark III (lentes Canon 24-105, 28-135, 50 e 10-22) com microfone de lapela kit Sony UWP-V1 e dois refletores de 500W. Para edição, Adobe Premiere Pro CS6 e Adobe After Effects CS6.

Posso colocar os vídeos de vocês no meu blog?

É claro que pode! Para isso, use a função “incorporar” do YouTube.

Posso baixar os vídeos do YouTube e fazer exibição offline?

Para exibição dos nossos vídeos fora da internet, é necessário autorização. Para maiores informações, envie um e-mail para manualdomundo@manualdomundo.com.br