Mais fácil e mais seguro: sabão caseiro na garrafa

Depois do sabão do tataravô e de uma receita mais caseira, resolvemos melhorar a nossa produção e agora ensinamos como fazer sabão com garrafa PET!

Acompanhe aqui o passo a passo:

+ Como fazer bolhas de sabão gigantes
+ Como fazer uma estampa de camiseta usando água sanitária

Pra fazer esta receita em casa, você vai precisar de:
– garrafa PET
– óleo de cozinha usado
– álcool de 46º INPM
– soda cáustica (não esqueça das luvas e do óculos de proteção)
– água

Primeiro, aqueça 260 mL de água e dissolva 150 g de soda cáustica nela. Você pode medir 11 colheres de pó também. Mexa aos poucos.

Aqueça 1 L de óleo e coloque em uma garrafa PET, com metade da solução de soda cáustica. Misture bem. Depois, coloque 50 mL de álcool e mexa sem parar durante 20 minutos. Haja braço, hehe.

Se você quiser fazer a sua própria receita, mudando quantidades e o tipo de óleo, a gente recomenda o site Lye Calculator. Ele calcula automaticamente as quantidades certinhas de cada ingrediente que você precisa utilizar! 😀

Dica importante: se a garrafa começar a estufar, abra um pouco a tampa para liberar o gás e evitar que o recipiente estoure.

Distribua em várias outras garrafas e copinhos. Espere secar mais ou menos uma semana e ta-dã! Você terá um sabão caseiro feito de garrafa PET e super ecológico, graças à reação de saponificação. ?

Deixe seu comentário