Cavalos podem fazer caretas parecidas com os humanos

Os seres humanos podem transmitir cerca de 27 emoções, que variam entre felicidade e nojo, ao simplesmente movimentar os lábios ou sobrancelhas. Pelo que parece, os cavalos também conseguem usar os músculos do rosto para alterar as suas expressões.

Os cientistas envolvidos no estudo analisaram imagens de cavalos se comportando normalmente e mapearam todos os movimentos que os animais poderiam fazer com os músculos da face. Usando estes dados, eles criaram um sistema de codificação semelhante ao que é usado para seres humanos e concluíram que os cavalos são capazes de fazer 17 movimentos faciais diferentes (os gatos fazem 21, os cães 16 e os chimpanzés somente 13).

cavalos

Assim, os cavalos conseguem ter expressões semelhantes às nossas, embora eles tenham os olhos localizados nas laterais da cabeça. O estudo subverte a antiga noção de que as espécies mais distantes do homem teriam expressões faciais mais rudimentares.

Agora, os pesquisadores estão identificando como as expressões se relacionam com o humor e comportamentos sociais do animal.

 

Fonte: Science Magazine

Deixe seu comentário