Máquina de choques caseira (jarra de Leyden)

Aprenda com a gente um experimento pra lá de eletrizante!

Siga o passo a passo abaixo e faça em casa uma verdadeira máquina de choques:

+ Como acender lâmpadas sem fio
+ Levitação eletromagnética caseira

Para fazer essa superengenhoca em casa, você vai precisar de:
– um pote com tampa de plástico
– arame ou prego
– dois pedacinhos de fio
– uma bolinha de pingue-pongue
– papel-alumínio

Corte uma tira de papel-alumínio do diâmetro do poteinho (deixe uns 2 cm sobrando na borda superior) e coloque na parte de dentro. Fixe com fita adesiva e faça a mesma coisa do lado de fora.

Agora, fure a bolinha, coloque o fio no orifício (vai ficar parecido com um pirulito) e passe papel-alumínio em volta da bolinha. Faça um buraquinho na tampa do pote e coloque o pirulito metálico dentro.

Por fim, enrole um dos fios por dentro do pote (uma ponta encosta no arame, e outra no alumínio de dentro) e coloque o outro do lado de fora.

Mas por que dá pra ver uma faísca saindo do fio?

Quando você esfrega uma bexiga no cabelo, ela fica cheia de cargas negativas. Assim que você passa o objeto na bolinha de alumínio, essas cargas se transferem pra lá. No momento em que você encosta o fiozinho nessa bolinha, as cargas negativas pulam pra esse fio, produzindo a faísca que você vê no vídeo.

Se você carregar a sua máquina de choques e encostar as duas mãos nela, uma na bolinha e outra na lateral, os elétrons vão pular direto pra você – e é por isso que você toma um choquinho de leve. ?

Para mais experimentos simples e que usam eletricidade estática, não deixe de acompanhar as nossas publicações! ?

Deixe seu comentário