Desafio Charlie Charlie: mistério desvendado!

Se você está em pânico por causa do Desafio do Charlie Charlie, fique tranquilo!

O Manual do Mundo desvenda todos os mistérios por trás desse mito de internet e mostra por que você pode ficar tranquilo aí na sua casa:

+ Saiba como fazer um vídeo fake
+ Gerador de energia infinita: mitos e verdades

Primeiro, mostramos que os lápis se movimentam porque eles funcionam de um jeito parecido com o de uma bússola. Além disso, eles se mexem com a menor movimentação de ar possível (veja o que acontece quando colocamos uma vela acesa perto deles!).

Por fim, descubra como sua mente pode te levar a acreditar em alguma coisa que não é provada por meio de experimentos!

Para mais vídeos que ajudam a desvendar mistérios do dia a dia, continue acompanhando o nosso site! ?

 

 

  • Marcelo Victor Nigri

    caralho: o Charllie Charlie controla as bússolas?

    • pedro

      seu demente kkkkkkkkkkkkkkk

  • marcelo vicelli

    A fundação James Randi desafia a décadas quem provar que é paranormal ou faz algo paranormal ou sem explicação, em décadas ninguém ganhou esse prêmio, sabe por que?
    Não presiso nem explicar, preciso? Se você é paranormal, evoca demônios, fala com os mortos, ressussita defuntos, cura enfermos com cuspe, anda sobre as aguas kkkkk, vai lá e prova para o mundo ou melhor, prove somente para a fundação James Randi e fique milhonário, boa sorte!

  • Camila Barbosa

    kkkkkkk essa brincadeira não existe, é apenas um marketing pro Filme ” A Forca” hahahahaha muito bom essa jogada de marketing.

  • davih

    mas como algumas pessoas são “possuídas”

    • margarida

      talvez psicogicamete

  • Shaco

    kkkk

  • raquel

    na minha escola ficou uma menina falando palavras estranhas depois de fazer esse jogo

  • alexandre

    gostei muito tb n acredito nisso

  • meg Magalhaes

    eu n acredito mt nisso n,
    mas cada um tem sua opiniao

  • maria luisa

    nossa isso pode causar até trauma

    • pedro

      kkk

  • Graziélli Joélli Cortellini

    nossa eu amei isso!!!!!!!!!!!!!!! ; )

    • pedro

      vc invoca o demonio

  • Tudo e Mais um Pouco

    kk cada uma eu fiz o jogo do compasso isso sim é verdade nao tenha medo dos espiritos eles sao do bem (alguns) pelo menos quando vou jogar eu invoco anjos da guarda eu estudo as kineses, mas nao é bom tentar fazer este jogo nao recomendo as vezes pode ser o vento maia as vezes nao (nao fassam a ciencia sempre esta contra mais nao fassam eu trabalho com mediunidade e sei que isso as vezes acontece de verdade)

    • Darth Vader

      Continue estudando…. por que os espíritos que tu fala estão te deixando analfabeto.

  • hellen

    mas quando a minha amiga fez de no sim e ela ficou co medo jogou na licheira e o papel se mecheu

  • Leonardo Resende

    Ibere as vezes nem chega a ser medo das pessoas e sim falta de conhecimento lógico de certas coisas, por que se as pessoas tivessem mais estudo com certeza não dariam bola pra essas coias idiotas. (Bom é o que eu acho)

  • Sarah Rebeka

    mas como ele nao esta se ele DISSE q nao?

    • pedro

      ele soprou para se mecher

  • Olivia Kazmierczak Tavares

    Pergunta: em várias notícias sobre esse desafio aconteceu algo “sobrenatural”. Coincidência ou tem uma explicação?

    • Sarah Rebeka

      são espiritos demoniacos mesmo pq na escola q a minha mae trabalha um menino fez eficou endemoniado serio mesmo

  • Pedro Chaves Muller

    E ainda tem gente teimando nos comentários… A história do “Charlie” é só pra marketing de um filme ‘-‘ http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-113634/

  • WesleydeOliveira

    PARA IDIOTICES NADA QUE VC DIGA CONVENCERÁ….CHARLIE CHARLIE SÓ GOSTA DE PAÍS POBRE E GENTE BURRA…NÃO NECESSARIAMENTE NESSA ORDEM …KKKKKKKK /
    .

  • Andersson Carlos

    si vocês mi addicionarem no facebook eu vo mostrar para vocês un video qui eu vi qui o cara coloca uma fita ou seja mesmo o lapis sendo quase qui amarrado com a fita ele si meche de uma forma inacreditaveu addiciona ae https://www.facebook.com/andersson.carlos.77

    • Maria Estelita Guilherme

      quando você aprender a escrever certo eu vejo!

  • Alex Heilmann

    O mundo espiritual deve estar muito tedioso pra um espírito se dar o trabalho de participar de uma coisa dessas…

  • Raquel De Souza

    Exatamente o que eu pensava! Obrigada Iberê! Assim posso compartilhar no face para meus alunos pararem com essa cisma louca!

    • Renato

      Como dar crédito a ciência quando ela mesma não acredita na existência do sobrenatural? Este tipo de jogo passa a ser uma invocação aos espíritos caídos(demônios) nas regiões celestes. A já visto que no centro de umbanda, espirita exista o mesmo tipo de trabalho, sendo ela feita a partir de pessoas reunidas em uma mesa com um copo, já na umbanda é usado cartas, taro leitura de cartas leitura de mãos e até jogo de búzios, isso sem mencionar o tal jogo de quija. se você quiser uma prova de verdade faça você mesma e prove. um conselho, fale para seu alunos não voltarem a brincar com este tipo de coisa pois pode acontecer algo de que as pessoas possam não conseguir reverter a situação da brincadeira.

      • Darth Vader

        Me mostra a prova real de um espirito?

      • Renato

        A prova real? é simples, você. ou faça vc mesmo a invocação, e vou te dar um nome do principado Satanás, tem esta coragem? tendo ou não ele é real. tire a duvida você mesmo, ao invés de acreditar só na ciência a qual não consegue explicar muitas coisas e por isto fica na teoria e não fato verdadeiro.

  • Kirito

    Eu to rindo pacas com os comentários “Isso realmente funciona” “é de verdade” “n briqnue com essas coisas”… enfim, quando na verdade é marketing do filme A forca, se n acredita http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-113718/ aki está. VOU RIR MAIS UM POUCO FLW

  • marcos

    IBERE nao brinque com essas coisas voce pode se arrepender depois.isso é invocaçao e nao esse “as soprinho” ai que voce diz.

    • Marcos

      Meu Deus, cala a boca cara, tem um monte de lugar onde já mostraram que é fake.

    • Darth Vader

      Mostra que isso é verdade?

      Quero ver o capiroto doido… Ou sera que ele esta com medo de mim

  • Leandro Azevedo

    vc falou de tesla! esse aqui seria um motor magnético de energia infinita! vc n vai poder negar, gostaria de ver vc fazer algo parecido mas sem precisar ficar sacudindo ele p gerar a energia! sei q vc consegue!

    https://www.youtube.com/watch?v=TGGPBcCNfbE

    • Dienis

      Na verdade ele não “gera energia” ele apenas transforma a energia eletro-magnética em energia elétrica. E a energia eletromagnética é alimentado continuamente pelo campo magnético projetado pela terra através do movimento natural e SIM ele vai transformar energia “eternamente” por conta da nossa velha conhecia inercia, mas, confesso que mesmo entendendo o fundamento a ideia é extraordinária, deveria ter um estudo maior em relação a essa maquina, um investimento e quem sabe a construção em massa para “abastecimento” de energia em cidades. Muito massa!!!!!

  • joão victor

    essa brincadeira não e legal mesmo sabendo que e mentira para nos aparece como u ma ferramenta mas para o diabo aprece como um instrumento e trabalho

  • Paulo Godinho

    Gostei muito da exposição feita pelo colega neste vídeo. Muito bacana e produtiva as informações sobre os efeitos físicos possíveis nestas experiências; porém faltou a parte prática, ou seja simular pelo menos alguns vídeos de forma idêntica o que está sendo exposto na internet (teoria sem prática não é fato). Peço isso em função de eu ser alguém que acredito na Bíblia Sagrada (Tanah). As palavras Ruah (hebraico) e Pneuma (grego), literalmente referem-se á espírito, fôlego, v…ento… Como creio na Bíblia, quero mostrar que “ALGUMAS PESSOAS” também quiseram “ESCONDER” o que realmente estava acontecendo (fenômenos sobrenaturais) em época de livramento espiritual e libertação.

    Êxodo 7:10-12, os egípcios conseguem simular o fenômeno sobrenatural.
    Êxodo 7:20-22, os egípcios conseguem simular o fenômeno sobrenatural.
    Êxodo 8:6-15, os egípcios conseguem PARCIALMENTE simular o fenômeno sobrenatural.
    Êxodo 8:17-19, os egípcios NÃO conseguem simular o fenômeno sobrenatural.

    Leia Êxodo do capítulo 7 ao 12 e veja este episódio conhecido como “As dez pragas do Egito”, fenômenos sobrenaturais que o homem simulou até onde foi capaz para provar que não existe nada além do que vemos e provamos, mas a Bíblia retrata o contrário.

    Lembrem-se:
    “E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.” (II Tessalonicenses 2:8-10)

  • Carlos Henrique

    As pessoas também editam os vídeos, elas assopram e depois botam outra faixa de áudio, sem o som do assopro :)

  • Camilla Araujo

    Esse jogo ai é troll. Eu estava jogando sozinha em casa, fiz uma pergunta esperei aproximadamente 2 min e perguntei denovo e não aconteceu nada então eu mandei o charlie tnc perdi 2 min da minha vida! Aff

  • Guilherme Dourado Saenz

    Cara me explica como que o lapis se meche nesse video https://www.youtube.com/watch?v=Hibvh-vibpk

    • jose

      Fio de nylon puxando a caneta

  • André Costa

    Como que existe crente numa página de ciencias?

    • Paulo Godinho

      Porque tudo vem de Deus!

      • Dienis

        Simples assim!! e povo que complica. A paz de Cristo irmão!!! (eu ia dá um like mais não a opção :( )

  • Kelly Gostozza

    Eu não acredito por que tentei agorinha

  • marione antiqueira

    Meu amigoooh eu ja joguei e acredito que funcione!
    eu estava na ponta e minha amiga do meu lado como que o lapes ia mexer pro YES eu juro não tinha vento Respeite coisas assim Isso funciona

    • Fábio Pietro

      Você sabe que isto começou como marketing de um filme?

  • Pierre

    Aqui na escola que eu estudo isso virou moda, e quem ta fazendo ta dizendo que ta vendo coisas sobrenaturais, um menino da minha sala disse que o charlie apareceu pra ele, mas ninguem ta acreditando nele..

    • Kelly Gostozza

      acho que e mentira :P

    • Camilla Araujo

      É sério velho! Eu joguei ai ele apareceu pra mim, até perguntei se no inferno tinha pão ai ele disse que não, ai eu disse que em casa tinha e dei pão pra ele comer o coitadinho tava cheio de fome

    • fhiore

      Aff vocês acreditam nisso ainda meus amigos fizeram um monte de vez e não fez nada parem de ser ignorantes

  • JEAN FELIPE

    IBERÊ, ACREDITE, ISSO PODE ATÉ FUNCIONAR DO JEITO QUE VOCÊ TA FALANDO, MAS ISSO É VERDADE SIM ,4 DIAS ATRAS UMA MENINA APROXIMADAMENTE DE 13 ANOS, CAIU INDEMÔNIADA COM ESSA BRINCADEIRA AQUI PERTO DA MINHA CASA, ISSO É REAL SIM. TIVERAM ATÉ QUE CHAMAR UMA MISSIONARÍA DA IGREJA PARA ORAR ELA, ISSO FOI MUITO SÉRIO, PESQUISE MAIS SOBRE ESSE CASO QUE VOCÊ VAI VER MUITOS CASOS PARECIDOS COM O QUE EU DISSE.

    ABRAÇO IBERÊ SOU MUITO SEU FÃ, ASSISTO MUITO SEUS VIDEOS.
    SEU TRABALHO É SIMPLESMENTE MARAVILHOSO, É NA VERDADE FANTÁSTICO .

    • Guilherme De Souza

      Cara, pffffff, você sabe que isso é mentira, não passa de um marketing pra um filme americano, informe-se!

    • Mateus Silva

      tem casos parecidos com esse, que foram provados que quando esta em grupo fica mais facil de se assustar, é tipo uma crise em grupo, tipo um assusta um pouco ae outra pessoa ve uma sombra dai ela grita e pronto aquela pessoa mais fragil acaba se assustando tanto que fica descontrolada é isso que voce chama de cair endemoniada kkk

  • Pedro

    mas tem a do compasso e a do copo qual er o segredo diz ai

    • Joao Vitor

      tem um canal no youtube q se chama nerdologia no ep 73 eles desvendao por completo essa idiotice

  • Edison Filho

    Senti meu cérebro derretendo sabendo que tantas pessoas acreditavam nessa besteira…

  • joão vitor

    embaixo tem q ser uma caneta e a caneta tem que estar na horizontal e tem q falar em inglês e escrever em inglês

    • jooj

      é claro até pq os demônios só falam inglês ‘-‘, na “lenda” o cara é mexicano(algo assim) e vc pergunta em inglês, “acerto miseravi”, oq vc ta falando n tem sentido

  • Ricardo Neto

    Eu fiz isso com meus amigos. Eu dei uma sopradinha eles sairam cagados de medo gritando no meio da escola xD

  • lucas dantas

    eu sou mt fã do manual do mundo assisto desde o começo parabens por tudo isso que vc e a mari conquistaram , mas o lapis se mexe sim, essa e a unica vez q eu te pesso para vc ver o outro lado não ser o cientifico e pesquisar quem e o charlie…. Eu n to julgado vc sou mt fã de manual do mundo mas procura saber !!

  • josé rafael

    é falso porque nÃo tem vaco

    • Marcos

      Que?!

  • Marcela Mayumi

    IBERE um dia atras não sabia nem oq é ra ele mais sabia que nunca esistia isso mais tem amigos meu que acreditão acho eles muitos dar mesmo

    • Marcos

      Que!??

    • Que tal aprender a escrever desgraça? Ou será que você vai à escola só por causa da merenda e para usar lápis e caneta para chamar o diabo ao invés de escrever?

      Isso é o futuro do país.

  • Isac Ribeiro

    IBERE,eu achei isso muito modinha,sabia que NÃO era verdade!

  • Giovanna SS

    Há e Ibere , desde 2009 eu assisto Manual do mundo depois eu fiquei uns 5 meses sem ver o Manual do mundo, depois que eu vi sua propaganda na tv e vc nos experimentos extraordinários eu fiquei chocada e deu uma vontade imensa de te assistir de novo e pra ficar com os vídeos em dia eu assisti todos desses 5 meses que eu fiquei sem assistir kkkk agora eu nunca mais vou ficar sem assistir o Manual do Mundo

  • Giovanna SS

    KKKK bem que eu desconfiava, quem faz isso na minha escola fica suspenso por 2 semanas e leva um bilhetinho na agenda, tem gente na minha escola que ta faltando so por causa disso sentem indisposição e preguiça na sala rsrsrs e os profs ainda liberam pra ir pra casa

  • ikarian

    minecraft, fifa e Xbox live grátis http://playfulbet.com/pt?invited_by=2424047 so precisa juntar moedas virtuais

  • nunca vi essa magica mas quando você mostrou a magica eu ja sabia que era truque

  • VLADIMIR

    PROPAGANDA DO FILME ( A FORCA ) MEU DEUS ESSE MUNDO ESTÁ PERDIDO, VALEU MANUAL DO MUNDO DESVENDANDO TUDO. PESSOAL ESSE NEGÓCIO DE CHARLE CHARLE É APENAS UMA PROPAGANDA DE UM FILME. PARECIDO COM A BRUXA DE BLAIRKKKKK

  • Matheus Gabriel

    Iberê, isso também funciona com cartas também, não? Você larga uma carta em cima da outra, ela as vezes deslisa.

  • mariana

    a coordenadora da minha escola proibiu isso

  • Larissa

    Nossa gente…Muiiiito obriada! Na minha escola eu fazia isso! Acreditando que era uma ilusão de otíca! Mais todos achavão que era a tal de ”invocação” E me chamavão de macumbera! Psé

  • Julia Silva

    Nossa Ibere eu tenho pinta no nariz magoo :3

    • lucas dantas

      kkkkkkkkkkkkk

  • Pois é. O pessoal vai para a escola e usa lápis e caneta para chamar o diabo ao invés de escrever.

  • Lucas Vinhas

    ‘-.- uau e eu tenho um amigo super medroso quando ele ver isso vai até querer fazer,legal Iberê agora o truque “charlie charlie” vai puder ser um meio de faltar da escola até chegar nos professores :3