Prata transforma bactérias em zumbis

O apocalipse zumbi pode ser mais do que uma história de terror para alguns tipos de bactéria.

Um novo estudo revela que o micróbio Pseudomonas aeruginosa literalmente vira zumbi depois de entrar em contato com uma solução anti-microbiana que tenha prata, passando a eliminar as bactérias amigas mesmo depois de morto.

A prata tem sido usada pela medicina por milhares de anos como um potente agente bactericida. Isso acontece porque os íons do metal fazem buracos na membrana dos micróbios e se prendem em componentes essenciais da célula, como o DNA, impedindo o organismo de viver e se reproduzir.

Os pontinhos brancos são as micro partículas de prata dentro das bactérias

No entanto, esse efeito zumbi da prata era desconhecido até agora. Os cientistas envolvidos na pesquisa, publicada em abril pela Nature, mataram algumas Pseudomonas com uma solução de nitrato de prata. Depois, eles separaram as bactérias mortas e as colocaram em contato com organismos vivos. Aí o massacre aconteceu: quase todas os micro-organismos vivos acabaram morrendo.

Para investigar o que tinha acontecido, as bactérias mortas foram colocadas em um microscópio e os pesquisadores viram que esses cadáveres tinham reservatórios de prata, indicando que os seres vivos funcionaram como esponjas e absorveram todo o metal no momento de sua morte.

A descoberta pode ajudar a melhorar os agentes que têm prata para combater os micróbios, como bandagens, uma vez que a Pseudomonas aeruginosa é bastante comum em infecções hospitalares.