Faça uma garrafa térmica caseira

Se você vai caminhar e quer tomar água gelada durante toda a trilha, o Manual do Mundo traz a solução perfeita para o seu fim de semana!

Aprenda com a gente como fazer uma garrafa térmica caseira:

+ Descubra como surge o vento (convecção)
+ Construa um ar-condicionado caseiro

Para testar essa engenhoca em casa, você vai precisar de:
– duas garrafas PET: de 1,5L e 2,5L
– papel-alumínio
– fita adesiva transparente
– jornal

Embrulhe a garrafa pequena com papel-alumínio e deixe tudo bem firme com a fita adesiva. (obs: não pode ficar nenhuma parte sem encapar ?). Corte a parte de cima e de baixo da garrafa grande e guarde pra usar depois. Enquanto isso, passe bastante jornal na garrafa pequena.

Depois, você precisa encaixar uma garrafa de plástico na outra.. Quando estiver tudo conforme explicamos no vídeo, você pode fechar com as “tampinhas” de cima e de baixo da garrafa grande.

Mas o que aconteceu para que a água da garrafa térmica esquentasse mais devagar?

O primeiro ponto é que o jornal funciona como um isolante e impede a condução de calor, fenômeno que também é responsável por esquentar a sua panela de comida no fogão.

Segundo, a tampa da garrafa não deixa o ar circular lá dentro e evita a água perca calor por convecção, que nada mais é do que a circulação de ar quente e frio.

Por fim, o papel-alumínio funciona como um espelho e reflete todas as ondas luminosas que vem do Sol, que também ajudam a esquentar a água por causa do fenômeno chamado radiação.

Para mais experimentos legais e dicas de sobrevivência incríveis, continue ligado nas nossas novidades! ?

Deixe seu comentário