Por que o mel cai em ondinhas na torrada?

Mel - Fonte: Wikipedia Commons
Você já deve ter reparado que o mel cai em ondinhas no seu prato e forma um desenho super bonito, cheio de curvas. Mas você já se perguntou por que o mel cai desse jeito?

Um grupo de físicos da Universidade de Toronto, no Canadá, não se contentou só em apreciar a beleza do mel em suas torradas no café da manhã e resolveu estudar melhor como esse e outros líquidos viscosos, como a pasta americana de bolo, se comportam.

Ao jogar mel em uma esteira móvel, eles observaram que duas coisas eram super importantes para determinar o jeito que o líquido caía: o ponto em que o mel tocava a superfície móvel e o ângulo entre esse ponto e o fluxo do mel.

O mel começa fazendo pequenas ondas na superfície e conforme a velocidade da esteira diminui, ele começa a se parecer mais com um fio de telefone enrolado; dê uma olhada no vídeo!

O estudo, embora pareça estranho, pode ajudar engenheiros a passarem cabos flexíveis de fibra ótica pelo oceano, uma vez que tais cabos assumem um padrão semelhante ao do mel quando caem, ou pessoas que trabalham com impressoras 3D e usam líquidos viscosos para construírem seus novos materiais.

Fonte: Physics Central

Se quiser aprender mais sobre as abelhas, grandes responsáveis pela produção de mel, dê uma olhada no que separamos pra você!

+ Geleia real determina as bactérias da abelha-rainha

+ Como as abelhas enxergam as flores

+ Por que as flores são coloridas?

Deixe seu comentário