Bebês sentem dor como os adultos

Ainda sabemos muito pouco sobre como os bebês reagem aos estímulos, mas cientistas da Universidade de Oxford descobriram que os pequenos sentem dor do mesmo jeito que os adultos.

Aproveitando que recém-nascidos praticamente dormem o dia todo, dez deles foram colocados em uma máquina de ressonância magnética. Os pesquisadores queriam saber o que acontecia com o cérebro de cada um dos bebês depois de levarem uma picada de leve nos pezinhos, que se parecia com um toquinho da ponta do lápis. O mesmo foi feito com dez adultos, de 23 a 36 anos.

Bebês também sentem dor

Os resultados mostram que os bebês compartilham 18 das 20 áreas cerebrais ativadas nas pessoas mais velhas, incluindo regiões envolvidas com as emoções. Além disso, os pequenos também parecem ser mais sensíveis à dor, porque apresentaram os mesmos padrões de dor de um estímulo quatro vezes mais forte dado nos adultos.

O estudo, publicado na última terça-feira (21) pelo eLife, nos ajuda a entender melhor os bebês, uma vez que não conseguimos conversar com eles para saber se estão sofrendo, e traz a primeira evidência forte de que a dor nos recém-nascidos não é só um reflexo. Além disso, a pesquisa será importante para os médicos que cuidam de prematuros ou trabalham em unidades de tratamento intensivo.

Fonte: Science Magazine

Deixe seu comentário