Novo espelho dispensa ar-condicionado em prédios

aircond

Imagine trabalhar numa sala mais fria sem ter um ventilador ou ar-condicionado ligado. Bem, é nisso mesmo que engenheiros da Universidade de Stanford estão pensando.

O grupo de cientistas inventou um espelho revolucionário que ajuda a esfriar os prédios mesmo em dias ensolarados, ao irradiar o calor das construções urbanas para o ambiente.

A inovação toda está em um material super fino, que tem múltiplas camadas e funciona de duas formas: além de desviar a luz solar, ele transforma o calor que sai do prédio em luz infravermelha e envia tudo isso para o espaço.

Vale lembrar que a luz ou radiação infravermelha é um dos jeitos que todos os seres vivos e objetos na Terra perdem calor. Embora a gente não enxergue essa luz infravermelha, conseguimos percebê-la quando ficamos em frente a um fogão ligado e sentimos todo o calor que vem dele, mesmo sem encostarmos a mão lá.

Os pesquisadores desenvolveram o espelho para que ele seja barato e seja usado em grande escala nos tetos dos prédios. A longo prazo, eles também acreditam que o material ajude a economizar eletricidade.

Fonte: Nature

Deixe seu comentário