Saiba porque os gatos gostam tanto de ficar dentro de caixas

Se você tem um gato em casa certamente já comprou uma caminha linda que foi ignorada e trocada por uma simples caixa de papelão.

Mesmo parecendo aburdo pra gente, o comportamento parece ter bastante sentido para o animal: três pesquisadores holandeses perceberam que o nível de estresse dos bichanos era consideravelmente menor quando eles estavam protegidos por uma caixa de papelão.

293532_3153

O estudo foi feito em um abrigo para gatos e os cientistas escolheram os novos moradores felinos que chegavam para morar lá. Eles pegaram 19 desses animais e dividiram em dois grupos aleatórios e diferentes, sendo que dez gatos tinham um local para se esconder e os os outros nove ficavam alguns dias sem ter aonde se proteger. E no terceiro dia do experimento, os pesquisadores notaram uma redução do nível de estresse dos bichinhos que tiveram como se abrigar em caixas.

Mesmo sendo uma pesquisa realizada com um número pequeno de animais, esta já é uma possível explicação para esse gosto um tanto esquisito dos gatos.

Assim, lembre-se de tudo isso quando o seu animal de estimação preferir se enfiar na embalagem do presente que você levou pra ele – e saiba que ele está mais feliz assim.

 

Fonte: Revista Animal Applied Behaviour Science

Saiba também:

+ Porque os gatos sempre caem de barriga para baixo
+ Quais cores os gatos enxergam
+Charles Darwin e domesticação dos gatos 

Deixe seu comentário