Flocos de neve decorados com ácido

Já que aqui no Brasil não temos neve, podemos criar a nossa própria! Aproveitando que estamos a poucos dias do Natal, pra entrar no espírito do feriado, você pode fazer flocos de neve decorados com ácido. Uma decoração super diferente e criativa.

+ Conheça o livro do Manual do Mundo
+ Jatos de ácido! Desvendamos a arma secreta das formigas
+ Experimento da água que muda de cor
+ Hora do Código

Veja do que você vai precisar:

– Filtro de café (quanto maior melhor)
– Repolho roxo
– Bicarbonato de sódio
– Vinagre

Antes de tudo, vamos fazer um chá concentrado de repolho. Pique bem o repolho e bater com água no liquidificador. Depois, coloque numa panela e ferva. Espere esfriar, coe a mistura e ferva de novo.

Você vai usar isso pra tingir o papel filtro. Molhe o papel na água concentrada de forma que a cor fique bem forte. Depois, deixe secar.

Vamos pra aula de química! Depois que o seu papel filtro estiver seco, pegue dois pratos e em um coloque vinagre e no outro coloque o bicarbonato de sódio com água. Quando você colocar o papel no prato com vinagre, que é uma solução ácida, o papel vai mudar de cor e ficar com uma tonalidade vermelha ou rosa. Já com o bicarbonato de sódio, uma solução básica, o papel vai ficar com uma tonalidade azul. Na química, chamamos isso de papel indicador.

Agora vamos transformar esse papel num floco de neve bem diferente. Recorte um quadrado no papel e dobre no meio formando um retângulo. Dobre novamente para vincar, dobre um lado pra cima e depois o outro, formando quase que um coração. Dobre mais uma vez no meio, corte a parte de cima e parte pra sua criatividade. Faça cortes e entranhas da maneira que quiser e molhe a ponta do papel nas soluções. O resultado final vai ser um floco de neve bem colorido e diferente!

Dicas:

– Use o papel indicador pra fazer diferentes testes na sua casa. Você pode descobrir molhar o papel em líquidos como refrigerante, solução de limpeza, suco…E descobrir se são soluções ácidas ou básicas.

Deixe seu comentário