Como fazer um reservatório de água automático

Quem é de São Paulo sabe que a situação da água na cidade é crítica. Mesmo com bastante chuva, os níveis dos reservatórios que abastecem a metrópole continuam caindo. Enquanto São Pedro não faz a sua parte, você pode (e deve!) fazer a sua, economizando água. E, além de maneirar nos banhos e na hora de lavar a louça, há uma maneira de reaproveitar a água que usa no seu dia a dia, com um reservatório móvel de água automático. Se liga e economize água!

+ Lave seu carro com 1 copo d’água
+ Faça um aspirador de água caseiro

Para montar o reservatório de água, você vai precisar de:

– Latão de lixo
– Bombinha de máquina de lavar (pode usar água suja que não estraga)
– Flange
– Mangueira de borracha
– 2 Abraçadeiras
– Mangueira de máquina de lavar
– Cabo de abajur
– 4 tábuas de madeira de 15 cm x 45 cm
– 4 rodinhas

Primeiro você vai fazer a base do reservatório, parafusando as quatro tábuas formando um quadrado. Depois, é só colocar as rodinhas com parafusos e calçar o lixo com pedacinhos de madeira. Desse jeito, o latão de lixo não vai cair enquanto você usa a água!

Depois de colocar o motor na lata com a flange (veja no vídeo para entender os detalhes), você não deve esquecer que não é nada legal cair água no motor e no interruptor. Então, corte um pouco de EVA e coloque em cima do motor. Para o interruptor, pegue um saquinho plástico para protegê-lo.

Agora, é hora de usar o nosso reservatório. Algumas dicas de como reaproveitar a água:

  • Leve uma bacia na hora de lavar a louça ou de tomar banho
  • Reaproveite a água da máquina de lavar
Deixe seu comentário