Como fazer um tobogã de gás

Os gases podem ser invisíveis, mas podemos vê-los em ação. Pelo menos no nosso tobogã de gás. Veja:

+ Conheça nosso livro

+ Congelando água em 1 seg

+ Granada de bicarbonato e vinagre

Pra fazer o nosso tobogã de gás, você vai precisar de:

– Velas
– Vinagre
– Bicarbonato de sódio
– Garrafas Pet
– Pedaço de madeira
– Transparência

Vamos fazer 2 tobogãs! Para o primeiro, você deve cortar a parte debaixo da garrafa pequena, marcar na garrafa grande e fazer dois furos para ela atravessar a garrafa grande. Depois, cortar várias garrafinhass e encaixar uma na outra pra fazer um túnel. Não se esqueça de colocar uma vela no final do túnel!

Para o segundo tobogã, você deve usar um pedaço de madeira, cortar as velas na metade e colocá-las enfileiradas na madeira. Depois, coloque a transparência com super cola, como se fossem muros. Agora, é só fazer o gás! Coloque em um recipiente 2 colheres cheias de bicarbonato de sódio e vinagre até parar de sair bolhas. Pronto, temos o nosso gás — é o gás carbônico, o CO², o mesmo que exalamos, o mesmo do efeito estufa.

Você pode não ver, mas ele está lá! Transfira o gás (como se fosse um líquido) do recipiente para uma jarra, acenda as velas e faça o teste! Se tudo der certo, o gás vai apagar as velas!

Dicas:

  • Quando você já tiver o gás, sempre o tampe o recipiente em que ele estiver. Como qualquer gás, ele se mistura muito facilmente com os outros.
  • O gás carbônico tira o oxigênio das velas, por isso o fogo apaga. Esse é um dos motivos pelos quais muitos extintores tem CO² em seu conteúdo. Legal, né?
Deixe seu comentário