Como fazer um cristal instantâneo

Em mais um episódio do quadro “Superquímica”, você vai ver como fazer um cristal instantâneo. Antes de tudo, lembre-se que você não deve copiar os experimentos do superquímica em casa, hein?

+ Conheça o experimento do fogo da fumaça roxa
+ Como fazer cristais azuis
+ Artigo da Sociedade Real de Química 

Pra fazer um cristal, é necessário somente o tiossulfato de sódio. Ao levar um becker cheio com a substância no microondas por 3 minutos, o sal da substância vai derreter. Enquanto a substância esfria, um grão do sal do tiossulfato é amarrado na ponta de um fio de cobre. Pra formar o cristal, é só colocar esse fio no becker com a substância derretida e PUF, cristal instantâneo!

Isso ocorre por que o tiossulfato de sódio tem o ponto de fusão baixo, a 48º C. No experimento, quando o tiossulfato é derretido e depois começa a esfriar, ele entra em um estado de sobrefusão, que acontece quando uma substância está abaixo de seu ponto de fusão e ainda não se solidificou. Então, a substância está muito instável. Por isso, quando colocamos um grãozinho da própria substância no líquido, forma-se o cristal. Legal, né? Mas é muito mais legal ver o cristal se formando! Então, veja o vídeo acima 🙂

Deixe seu comentário