Como fazer o planador infinito em casa!

Aprenda a fazer um avião que nunca cai! Sim, isso mesmo, um avião que pode ficar no ar por tempo indeterminado. E não é tão difícil. Olha só:

+ Baixe o PDF
+ Como fazer o menor avião planador do mundo
+ Como fazer uma catapulta de aviões em casa
+ De onde surge o vento

Antes de tudo, você vai precisar de:
Uma fonte de corrente contínua (saiba como conseguir uma aqui)
Cordinha de violão (de aço)
Pedaço de isopor (não pode ser um isopor muito bom, tem que ser um quebra fácil)

O grande segredo do avião está em fatiar o isopor. Pra conseguir um isopor bem fino, você vai precisar construir uma “máquina de fatiar isopor“. Calma, não é tão complicado quanto parece. Pegue um pedaço de madeira e faça quatro furos. Dois no meio (distância de 15 cm entre cada um) e um em cada ponta da madeira, formando um U.

Depois, é hora de fazer um laço e colocar a corda do violão no parafuso do canto. Pegue a corda e passe na frente dos outros parafusos e prenda no último parafuso prendendo com um elástico — pode usar mais um para ficar bem esticado. Ajuste a distância entre as cordas (o indicado é usar dois dentes de parafuso).

Deixe o isopor em uma largura para passar no fatiador (pelo menos 22 cm de comprimento e menos de 15cm de largura). Pra ligar o cortador, você vai usar o fio preto e o vermelho da fonte. É só conectar a fonte e ir passando isopor bem devagarinho. Repita o processo até ter vários pedaços. A ideia é ter um isopor beeem fino, ok?

Pra construir o avião, você vai precisar desse PDF aqui. Na hora de imprimir, você vai colocar para imprimir “em tamanho real”. Recorte em volta do avião, coloque no isopor com uma fita crepe e depois use um livro para fazer as dobraduras indicadas. Coloque o peso de papel e agora é hora de testar.

Veja o vídeo acima pra saber como ajustar o seu avião, ter um planador infinito e saber os princípios físicos dessa experiência/mágica!

Deixe seu comentário