Você sabe por que pombos nunca batem em postes?

pombo

A ciência sabe pouco sobre como os pássaros se orientam em espaços desordenados como florestas e grandes cidades cheias de prédios. Mas a pergunta que não quer calar é: como eles conseguem evitar batidas? :/

Segundo a Science, para esclarecer essa dúvida, pesquisadores construíram uma pista com postes como obstáculos entre os quais pombos treinados para voar entre dois poleiros poderiam ser testados. Eles colocaram ainda câmeras de alta velocidade no teto e duas câmeras nos pombos (uma na cabeça e outra no corpo) para monitorar os deslocamentos das aves. A partir das imagens gravadas, os cientistas construíram mapas 3D das rotas de voos das aves.

+ Veja aqui mais respostas para as suas dúvidas cruéis
+ Ouça o canto dos morcegos!

Os resultados mostraram que os pombos parecem ter uma abordagem reativa ao voar entre os obstáculos. Isto é, eles não planejam suas trajetórias com antecedência. Apenas quando estavam a 1,5 m da entrada da floresta é que eles ajustaram a rota de voo pela primeira vez.

Além disso, os pombos preferem seguir para espaços maiores quando se deparam com um obstáculo e têm que tomar uma decisão rápida. Os pesquisadores chamam esse comportamento de “uma estratégia simples para um comportamento sofisticado”.

Mas por que interessa tanto como os pombos voam? A pesquisa é importante porque pode nortear o desenvolvimento de controladores para guiar robôs voadores no futuro. Já pensou? Robôs voadores! :O #medo

Fonte: revista Science

Deixe seu comentário