Em breve: projeções holográficas no seu celular


Não faz muito tempo que publicamos aqui no blog do Manual do Mundo uma coleção de vídeos de apresentação de empresas de tecnologia com as inovações previstas para um futuro próximo (quem não viu pode assistir clicando aqui).

Muitas dessas especulações de futurologia, claro, parecem mais humorísticas do que científicas, mas aos poucos os lançamentos anunciados pelo mercado surgem para alimentar os sonhos dos nerds mais ousados.

Uma dessas novas “bruxarias” prometidas para o consumidor envolve holografia.

A técnica possibilita apresentações de imagens tridimensionais – como o rosto de Zordon, mentor intelectual dos Power Rangers, durante conferências que tantas vezes salvaram o planeta do mal.

Até hoje, sua aplicação mais impressionante permitia até mesmo “ressuscitar” artistas em shows póstumos, como ocorreu no dueto virtual histórico entre os rappers Snoop Dogg e Tupac Shakur (morto em 1996) no festival de música de Coachella do ano passado (assista aqui), ou nesta apresentação igualmente emocionante do astro Michael Jackson (morto em 2009) durante o prêmio Billboard Music Awards deste ano (confira abaixo):

A novidade recente é o anúncio oficial do novo smartphone da empresa chinesa Estar Technology Company. Batizado de Takee 1, o modelo é o primeiro capaz de projetar imagens holográficas tridimensionais!

Só que na realidade o dispositivo funciona de um jeito diferente do que a maioria das pessoas imaginam (e, convenhamos, as imagens ilustrativas sugerem). Para projetar as imagens em 3D, a tecnologia monitora a posição dos olhos do usuário com a câmera frontal. Desta forma a imagem holográfica pode ser vista em três dimensões sem precisar de qualquer tipo de óculos ou acessório adicional.

Confira no vídeo de apresentação do produto:

Enquanto essa incrível tecnologia ainda não está disponível na maioria dos modelos à venda, experimente fazer um projetor caseiro para o seu celular!

Deixe seu comentário