Como o rap está ajudando a combater o Ebola


Nas últimas semanas a população de todo o planeta tem acompanhado assustada a epidemia de Ebola em alguns países africanos, como a Libéria, Guiné e Serra Leoa.

Apesar do vírus ter infectado e matado algumas centenas de pessoas em regiões específicas da África, instaurou-se um estado de histeria coletiva em todo o mundo sobre a possibilidade de uma doença tão letal vir a espalhar-se em escala global.

Felizmente, ainda que não possua cura ou vacina capaz de prevenir seu contágio, o vírus só passa de uma pessoa para outra através do contato físico, ou seja, uma das principais armas no combate a esta doença ainda é a conscientização da população – ainda mais quando muitos africanos ignoram os fatos científicos e afirmam que o Ebola seria apenas uma “conspiração do governo”.

Nestes países onde a pobreza é regra geral  e o índice de analfabetismo ultrapassa os 40%, a música popular talvez possa ser uma das mais importantes aliadas.

Um grupo de rappers tem feito um trabalho de extrema importância para combater a proliferação do Ebola: a música “Ebola in Town” contém diversas informações sobre a doença e vem sendo tocada em diversas rádios na África, ajudando a esclarecer a situação e a convencer as pessoas a tomarem precauções essenciais.

Ouça abaixo:

Agora que você entrou no clima, cante junto com o refrão:

“Ebola
Ebola in town
Don’t touch your friend!
No touching (kissing)
No eating something
It’s dangerous!”

Tradução livre em português:

“Ebola
Ebola no bairro
Não toque seu amigo
Sem tocar (beijar)
Sem comer nada
É perigoso!”

Clique aqui para conhecer outra música que ajuda a não esquecer de lavar as mãos!

Deixe seu comentário