Tirar fotos do espaço virou brincadeira


Lá pelo final do século XIX, o fotógrafo francês Arthur Batut teve a brilhante ideia de amarrar uma câmera fotográfica em uma pipa para capturar imagens aéreas. Ao longo dos anos seguintes, a inovação serviu para fins artísticos, cartográficos e militares, até se tornar pura diversão com a popularização das câmeras digitais a partir dos anos 90.

Em março de 2010, o inglês Robert Harrison resolveu incrementar a brincadeira com um balão meteorológico, um aparelho localizador GPS (para rastrear o paradeiro do equipamento), uma câmera digital e fita adesiva.

Após publicar na internet as fotos mostrando a curvatura do planeta, obtidas quando o balão alcançou sua altitude máxima (prestes a entrar em órbita), Robert recebeu um telefonema da NASA indagando sobre o incrível feito – em que gastou singelos 700 dólares.

Depois, em junho do mesmo ano, engenheiros americanos repetiram a experiência com um equipamento mais profissional, registrando todo o voo de 2 horas em vídeo. Para garantir que o material não se danificasse após cair de 25 km de altura, o grupo implementou um pára-quedas que foi aberto durante a queda.

Confira os melhores momentos abaixo:

Com o sucesso das primeiras experiências, muitos outros “artistas” e curiosos ao redor do planeta começaram a se interessar pela técnica.

Luke Geissbuhler contou com a ajuda de seu filho de 8 anos (e um balão meteorológico, claro) para enviar um iPhone 4 para o espaço – cerca de 9 quilômetros de altitude. A segurança do aparelho contra o impacto contra a superfície terrestre também foi garantida por um pára-quedas, e sua localização obtida com o GPS do próprio celular.

Confira a experiência registrada no vídeo abaixo!
(E também já testaram com um iPad)

Mas a coisa virou brincadeira mesmo quando começaram a enviar brinquedos para passear nos limites do planeta – e deixar os vídeos do tipo mais divertidos:

Trenzinho

Foguete espacial de Lego

Foguete da Hello Kitty

Boneco do Walter White (da série “Breaking Bad”)

Clique aqui para aprender outra experiência incrível para fazer com a sua câmera!

Deixe seu comentário