Os parasitas mais assustadores do mundo


No game The Last Of Us, lançado em 2013 para a plataforma Playstation 3, os protagonistas são desafiados a sobreviver em um futuro distópico pós-apocalíptico em que o planeta encontra-se infestado de… “zumbis”. Só que ao contrário de outras versões apresentadas pela ficção científica, o que transforma humanos em criaturas ameaçadoras no jogo são mutações causadas pelo fungo cordyceps, uma espécie real de fungo que costuma crescer em lagartas.

Quem acompanha o Manual do Mundo talvez se recorde que um parente próximo, o fungo Ophiocordyceps, é capaz de, não apenas parasitar formigas, mas também controlar seu corpo e mente (quem não viu pode conferir o artigo aqui).

Se a ideia de ser hospedeiro de outro organismo já é suficientemente assustadora, parasitas que exercem controle mental de suas vítimas abrem ainda mais espaço para nossos medos e para a imaginação de roteiristas, que vez ou outra recorrem a este tipo de trama.

Apenas para aguçar ainda mais este sentimento de pânico, o vídeo abaixo lista alguns dos parasitas mais assustadores da natureza (ative a legenda em português antes de assistir):

Contudo, poucas coisas no universo conseguem ser mais desesperadamente aterrorizantes quanto a descoberta do rapaz do vídeo abaixo.

Após matar um louva-a-deus utilizando um inseticida qualquer, ele percebeu que alguma coisa estava errada e chegou a suspeitar que o inseto tivesse virado zumbi. Mas o que aconteceu em seguida é ainda mais inacreditável:

Não deve ser nada agradável passar por isso…

Clique aqui para conhecer algumas espécies de fungos muito mais simpáticas!

Deixe seu comentário