Fotos da Primeira Guerra Mundial inseridas na paisagem atual


Há pouco tempo mostramos aqui no blog do Manual do Mundo uma campanha do canal History que utilizou sobreposição de fotografias históricas com fotos das mesmas paisagens nos dias atuais para ilustrar a importante presença da História em nossas vidas.

A visualização de cenas que parecem tão distantes de nossas realidades chama nossa atenção para esta noção equivocada de distanciamento, uma das muitas noções históricas distorcidas pela forma como tradicionalmente estudamos o passado da civilização na escola.

O fotógrafo escocês Peter Macdiarmid compartilha desta vontade de alterar a percepção histórica das pessoas. E para isto, decidiu observar um dos eventos mais relevantes da história contemporânea, que deu origem à sequência de fatos de relevância global do século XX: a Primeira Guerra Mundial.

Não por acaso, o início dos conflitos completam 100 anos em 2014, o que nos permite ajustar o contraste das datas para exatamente um século de transformações (principalmente, reconstruções) na paisagem. Confira:

Depois de enxergar a profunda tristeza de um mundo em guerra, prevalece nosso desejo de paz!

Se você curte esse tipo de experimento com fotografias, conheça mais alguns conteúdos do Manual do Mundo:

Deixe seu comentário