Fazendo música no laboratório de química


Você que acompanha os vídeos do Manual do Mundo com certeza curte uma experiência de química provando que a ciência pode ser quase mágica, mas já parou pra pensar que os inúmeros barulhos produzidos em laboratório também podem ser utilizados em uma outra experiência?

O vídeo abaixo mostra que uma boa edição pode aproveitar todos os sons incríveis produzidos pela química e transformar tudo em música. Para ficar bem moderno e descolado, um possível hit musical do gênero de música eletrônica conhecido como “dubstep”:

Já que entramos nesse assunto barulhento, o vídeo abaixo mostra como são as ondas sonoras na vida real. Filmado com a ajuda de um “visualizador de fluxo” (utilizado para observar o movimento das partículas do ar, vibrações e ondas sonoras), o equipamento ajuda a identificar, por exemplo, as distorções provocadas por um simples aplauso:

Fantástico não é mesmo?! Mas… será que nossos ouvidos são plenamente confiáveis?

Assim como nosso cérebro é capaz de cair em inúmeras ilusões de ótica provocadas por diversos truques, o vídeo abaixo demonstra algumas ilusões auditivas inacreditáveis:

Clique aqui para conhecer outras experiências sonoras em câmera lenta!

Deixe seu comentário