A prova definitiva de que animais também sabem sorrir


A manifestação de felicidade mais famosa do mundo animal, sem dúvidas, é o “abanar de cauda” dos cães. Desde criança descobrimos que aquele rabo agitado de um lado para o outro possui significado similar a um sorriso humano, afinal “animais não sabem sorrir”… Bem, na verdade a história não é exatamente assim, diversas espécies animais conseguem, sim, demonstrar alegria (ou quase isso) com a expressão facial – e até mesmo emitir sons nestas ocasiões.

Não que humoristas de stand-up comedy devam agendar suas próximas apresentações no zoológico, o sorriso animal se limita a alguns movimentos da face e ruídos vocais provocados por alguma atividade mais descontraída. Segundo a psicobiologista da Unicamp Sílvia Helena Cardoso, especialista no assunto, os cachorros costumam emitir um som ofegante quando estão “se divertindo”, assim como ratos podem produzir vocalizações ultra-sônicas, inaudíveis para os ouvidos humanos.

Mas os campeões das risadas animais são mesmo os macacos, especialmente os chimpanzés, que conseguem fazer uma expressão bem parecida com a dos humanos, escancarando a boca e mostrando os dentes. Só que até mesmo o riso evidente dos nossos parentes primatas não significam uma demonstração de alegria propriamente dita, mas de amizade e descontração em brincadeiras e situações relaxadas.

Já a famosa “gargalhada” das hienas, pelo contrário, não tem nada a ver com contentamento ou relaxamento, pelo contrário, os sons são utilizados como uma forma de intimidar outros animais no mundo selvagem.

O fato é que, ainda que não expressem a mais autêntica felicidade, muitos animais já foram flagrados com os músculos da face esticados na forma de um sorriso. Pode ser só um alongamento – ou até uma câimbra – muscular dos bichinhos, mas o fato é que ao ver fotografias do tipo é praticamente impossível não abrir um sorriso você também!

Confira nossa galeria com o registro deste “festival de comédia” do reino animal e tente continuar carrancudo:

Clique aqui para conhecer 5 bichos muito estranhos e suas expressões engraçadas!

Deixe seu comentário