Como acender lâmpadas sem fio

Aprenda um jeito prático e divertido de acender uma lâmpada sem usar a energia elétrica da sua casa!

Apague todas as luzes e mãos à obra! 🙂

Veja como acender lâmpadas sem fios elétricos:

> Veja como fazer um cabo de guerra elétrico com bexigas
> Confira o desvio mágico da água

Para fazer em casa, é necessário:

  • Tubo de lâmpada fluorescente
  • Sacola de plástico
  • Luva

É muito simples realizar a experiência e acender lâmpadas sem usar fios elétricos. Basta usar a sua força e uma técnica simples que a luz aparecerá!

Como isso acontece?

Quando a sacolinha é esfregada na lâmpada, existe uma movimentação de cargas elétricas entre as duas. A movimentação também acontece nos gases internos da lâmpada. Dessa maneira, a emissão de luz ocorre quando as cargas batem na parte branca de dentro da lâmpada, que é o pó de fósforo.

É esse o mecanismo que faz com que as lâmpadas normais funcionem: dentro delas existe um gás com baixa pressão (pressão menor que a pressão atmosférica) – o gás pode variar de lâmpada para lâmpada, mas geralmente é o mercúrio. Quando a energia elétrica passa pelos átomos do gás, alguns elétrons mudam de posição e, em seguida, voltam à posição original, o que gera a emissão de luz.

Outras formas de fazer a lâmpada piscar

1) Peça para um amigo esfregar um pedaço de papel em um cano de PVC para acumular energia estática e, ao mesmo tempo, esfregue a lâmpada com o plástico para também acumular energia nela. Depois disso, aproxime os objetos e, por causa da transferência de elétrons entre os dois, você terá emissão de luz.

2) Aproxime a lâmpada de uma tela de computador no momento em que ela é ligada e você verá a luz acender.

3) Coloque a ponta da lâmpada grudada na raquete elétrica de matar moscas para ver o incrível resultado que acontecerá.

O tubo de lâmpada fluorescente pode estar queimado para a experiência, mas é necessário tomar muito cuidado e usar luva para manusear, pois você poderá sair machucado se ele quebrar em suas mãos. Luvas de jardim, daquelas mais grossas, são excelentes para a experiência.

Dicas:

Faça o experimento em um local completamente escuro (durante a noite, se possível) e de preferência para dias secos, pois a chance de dar certo em dias úmidos é muito menor. 🙂

Deixe seu comentário