Por que soluçamos?

Por que soluçamos?
Todas as técnicas para acabar com o soluço não passam de lenda (Foto: Stock.xchng)

É tudo culpa do diafragma!

Diafragma é o tecido que separa o tórax do abdome e, de acordo com seu movimento, o pulmão abre e fecha. Quando ele começa a sofrer contrações involuntárias e desordenadas, somos surpreendidos por uma série de soluços.

Existem inúmeros motivos para estas contrações, mas eles podem variar de acordo com o organismo de cada um. “Tem pessoas até que sabem que
um alimento determinado provoca soluço”, conta o clínico geral Alfredo Salim Helito, do Hospital das Clínicas da USP.

Comer demais, comer com pressa, tomar refrigerante, tudo isso pode contribuir, mas nunca se sabe se será determinante. Além disso, podemos listar alguns medicamentos, bebidas alcoólicas, refluxo ou esofagite como possíveis causas.

E para acabar com o soluço? “Tudo o que dizem é lenda”, diz o médico. Se você percebe que alguma técnica inofensiva serve para controlar os seus pequenos ataques-surpresa, pode continuar a fazer. Mas não existe regra geral que funcione para todos.

Se o soluço não passar rapidamente, como é usual, pode ser um sinal de lesão respiratória, digestiva ou neurológica. Neste caso, o melhor é procurar a orientação de um médico.

Dúvida enviada por Altilano Cristino e Paulo Jorge. 😉

Deixe seu comentário