Por que temos pesadelos?

Por que temos pesadelos? - Manual do Mundo
O pesadelos é uma manifestação das nossas angústias inconscientes (Foto: Stock.xchng)

Pelo mesmo motivo que temos sonhos.

Quando dormimos, o sono passa por vários estágios. Um deles é chamado de REM (Rapid Eye Movement), ou sono dos sonhos. Neste estágio, acontece na mente um processamento inconsciente de informações, aprendizados e memórias, diz a neurologista Anna Karla Smith, do Instituto do Sono.  Este processamento se dá de maneira desordenada e pode, aparentemente, não fazer o menor sentido.

Clique aqui para descobrir se pessoas com deficiência visual sonham

Um pesadelo acontece quando nossas angústias inconscientes se manifestam. “Se partirmos do princípio de que não há vida humana sem essas angústias, devo dizer que todos estamos sujeitos a ter pesadelos em um momento ou em outro”, afirma a psicanalista Patrícia Leite.

Não existe uma técnica certeira para evitar pesadelos.  O que é possível fazer para tentar prevení-los, ou reduzir sua frequência, é manter uma vida tranquila e saudável – com boa alimentação, atividade física e sono regrado. Ainda assim, eles podem aparecer de vez em quando.

É importante não se deixar abalar. Quando um pesadelo nos assombra e acordamos assustados, a recomendação é fazer algo que nos acalme e tentar refletir um pouco.  Respirar fundo vagarosamente, tomar um copo de água, rezar – de acordo com suas crenças – ou dar uma pequena caminhada pode ajudar. Mais calmos, podemos voltar para a cama sem medo. Os pesadelos não costumam se repetir.

É difícil um pesadelo se tornar recorrente. Quando isto acontece, é um sinal de que temos uma questão inconsciente não resolvida.
Normalmente, ele vai mudando e tende a desaparecer com o passar do tempo. “Por si só não é nada muito preocupante”, conta a psicanalista. “Porém, como sinaliza uma questão em aberto, o ideal seria procurar ajuda especializada.” Há alguns casos em que os pesadelos caracterizam distúrbios do sono. Para eles, há tratamento específico que aliam medicamentos e psicoterapia.

Pergunta enviada por Angelo Grillo

Tem alguma dúvida cruel? Escreva pra gente contando! [email protected]

Deixe seu comentário