Ímã no monitor de tubo

Muita gente já ouviu falar que passar perto da TV com um ímã pode estragá-la. Por isso, talvez você nunca tenha pensado em fazer essa experiência. Mas hoje vamos mostrar o que acontece quando aproximamos superímãs de um monitor de PC:

Clique aqui e aprenda a fazer adesivo para notebook! 😉

A distorção que os superímãs provocaram na tela do monitor ficou muito legal e o efeito ficou parecido com o de um fractal. Isso acontece porque a TV, ou o monitor CRT, possui um tubo que carrega milhares de elétrons que são responsáveis por enxergamos as imagens na tela. Ao lado do tubo também existem eletroímãs que têm como função criar um campo magnético que controla a direção do raio de elétrons do tubo. Isso faz com que a TV “diga” em que lugar o feixe de elétrons irá bater, gerando, dessa forma,  as imagens que assistimos.

O que acontece quando colocamos um ímã perto do monitor?

//
//

Quando aproximamos o superímã da tela, o campo magnético formado pelo eletroímã é alterado e as imagens na tela ficam bagunçadas e coloridas.  Esse efeito é capaz de alterar para sempre a imagem da tela do monitor, além, é claro, de prejudicar o seu funcionamento.

Clique aqui e veja mais experiências com superímãs
Clique aqui e conheça nossas experiências com eletricidade e magnetismo

 

Deixe seu comentário