488
520

Deliciosos cristais comestíveis

Você sabia que o açúcar que conhecemos pode ter uma forma muito mais interessante? Veja como deixar o açúcar em uma forma surpreendente!

Aprenda abaixo passo a passo a fazer essa experiência, e receita, incríveis!

 Para fazer esse incrível experimento, você só vai precisar de:

  • açúcar;
  • água limpa;
  • barbante ou palito de churrasco;
  • pote.

Parece de mentira, mas não é. O que acontece é um processo em que o açúcar é dissolvido e depois forma um cristal muito maior do que o que estamos acostumados a ver no supermercado.

Se você ficou se perguntando por que o açúcar ficou cristalizado daquela forma, a resposta é simples: na água quente, é possível dissolver muito mais açúcar do que na água fria. Na experiência, dissolvemos uma quantidade enorme de açúcar com a água em alta temperatura. Mas depois deixamos a água esfriar, e acabamos fazendo uma mistura em que há mais açúcar na água do que ela é capaz de suportar. O resultado disso é que essa parte “extra” de açúcar tende a voltar a ser cristal, e esse cristal se forma onde já há outros cristais. Foi por isso que a gente preparou um barbante cheio de cristaizinhos grudados. Foi ali que o açúcar se acumulou, formando esses belos cristais que você viu.

Clique aqui e conheça experiências de química e física

Se já assistiu ao vídeo de como fazer ovos de cristais, você vai perceber que o processo de cristalização é idêntico ao da experiência acima. O que muda é apenas o material (aqui usamos açúcar, e lá a pedra-ume) e a base onde se formaram os cristais.



E agora que você já comprou um saco de açúcar para fazer a experiência, pense em como é possível fazer vidro usando apenas esse cristal delicioso. Vale a pena assistir ao vídeo e se surpreender com a poder que temos de transformar tudo ao nosso redor. =)

Clique aqui para ver outras experiências fáceis e baratas!

Ahhhh, para poder comer seus cristais, use água, vidro e barbante limpos!

comments powered by Disqus

Ver versão desktop