O metal que faz a água explodir

Hoje, inauguramos uma série muito especial: Superquímica!

E para dar início a essa série cheia de experimentos fantásticos de química, vamos fazer algumas explosões! =D

Assista ao vídeo da explosão experiência:

Saiba quais são os produtos de uma reação de sódio (Na) + água (H2O)

Clique aqui e conheça o site da Bayer Jovens.

[box type=”alert”]Atenção: esta experiência é perigosa e não pode ser reproduzida em casa! ;)[/box]

Quem nunca pensou em explodir a água? Isso acontece com muita frequência, não é mesmo? Rsrs. Hoje vamos ver o que ocorre quando colocamos sódio puro (Na) dentro da água (H2O)!

Mas… O que é sódio?

O sódio é um metal alcalino que faz parte do nosso cotidiano e é fundamental para a vida. Ele está na maioria dos alimentos e é parte do sal de cozinha, junto com o cloro. Por isso o sal de cozinha se chama cloreto de sódio (NaCl). Sua função principal é regular a quantidade de líquido extracelular e o volume de plasma sanguíneo. Quando suamos, há, entre outros diversos minerais presentes, o sódio. =)

Quando puro, o sódio se torna extremamente reativo em contato com outra substância. Ou seja, pode ocorrer uma reação química muito forte. Mas muito calma nessa hora: o sódio que ingerimos é NaCl e por isso não tem perigo se misturado à água. =)

Agora que você já sabe o que é sódio, está na hora de assistir ao vídeo (ou ver de novo, porque a gente tem certeza de que vai ser bem mais interessante depois da explicação) e tentar entender como são produzidos o 1º e 2º produtos da reação de sódio com água e, claro, ver mais algumas explosões! 🙂

Clique aqui e veja outras experiências de química!

 

Deixe seu comentário