Como congelar a água em 1 segundo

Há alguns anos, publicamos um vídeo mostrando como congelar a água em um segundo. Como foi um dos vídeos mais vistos do Manual do Mundo, resolvemos regravá-lo com imagens melhores e uma explicação corrigida.

O que é mostrado no vídeo não é somente água. É uma solução de água com um sal chamado acetato de sódio, e é ele, não a água, que se solidifica.

Para conseguir esse efeito de “congelamento”, é necessário dissolver muito acetato de sódio na água quente. A alta temperatura faz com que seja possível diluir muito mais sal do que se a água estivesse fria.

Quando a água esfria, porém, existe uma quantidade de acetato de sódio que ficou sobrando, pois se dissolveu só porque a água estava quente.
Quando jogamos um pedacinho de acetato de sódio sólido nessa mistura, a quantidade “extra” do sal volta a ficar sólida, na forma de cristais. Esse efeito tem o nome de precipitação.

O que é interessante é que a precipitação do acetato de sódio libera calor. Por isso, o que a gente vê no vídeo parece gelo, mas está quente!

+ Veja onde comprar acetato de sódio
+ Veja mais experiências aqui

Deixe seu comentário