Incrível experiência do tubo antigravidade

Todo mundo sabe (ou não) que um superímã não possui atração pelo cobre (Cu). Mas em nosso experimento existe algo que faz com que esses dois objetos se atraiam. Nós testamos! 😛

Assista ao vídeo e aprenda sobre o que causa essa atração. Depois, teste em casa!

Aprenda a fazer a experiência antigravidade

Você já se perguntou o porquê de algumas moedas não grudarem em ímãs e outras sim? O que acontece é que algumas, como as de cinco centavos, são feitas de cobre (Cu) e por isso não possuem ferro (Fe) em sua composição. O ímã só atrai outros ímãs e materiais ferromagnéticos ou  paramagnéticos. Logo, o magnetismo entre o cobre (Cu) e o ímã é nulo.

O tubo que desafia a Lei da Gravidade

//

Então o que acontece quando colocamos superímãs em um tubo comum de PVC e outro de cobre (Cu) e descobrimos que o tubo de cobre retém o ímã? Será que é possível haver atração entre ímã e cobre sem nenhuma alteração? Qual a relação entre suas composições químicas? Ele poderia ter sido repelido? O que é campo magnético? O que isso tem a ver com corrente elétrica?

Descubra e surpreenda seus amigos!

[ilink url=”http://www.manualdomundo.com.br/tag/experiencias-fisica-eletricidade-magnetismo/” style=”tick”]Clique aqui e veja mais experiências com eletricidade e magnetismo![/ilink]