A imagem que fica nos olhos (ilusão de ótica)

Você já reparou que quando olha por algum tempo para uma lâmpada acesa, aquela imagem parece que gruda nos olhos? Descubra um jeito legal de explorar essa ilusão de ótica formada na nossa retina. Assista ao vídeo e veja o passo a passo de como criar uma imagem com esse efeito:

Aprenda a fazer o incrível efeito de ilusão de ótica

O que acontece nessa experiência é simples: no fundo dos nossos olhos existe uma camada de células que captam a luz e mandam a informação para o cérebro. É como se elas fossem o sensor de uma câmera fotográfica digital.

Quando a gente fica muito tempo olhando para uma imagem ou uma cor, essas células ficam cansadas e passam a enxergar essa cor com um pouco menos de nitidez. Como consequência, a gente acaba enxergando mais a cor oposta. Por exemplo, se você fixar o olho em uma letra X branca, vai começar a enxergar um X preto (a cor oposta).

Esse efeito fica muito interessante quando olhamos para imagens que estão em negativo (com todas as cores invertidas), pois nossos olhos se cansam do inverso daquelas cores, ou seja, quando a gente deixa de olhar essas imagens, passa a enxergar uma imagem com cores reais.

O efeito dura por algumas dezenas de segundos, mas é suficiente para que a gente consiga ver uma bandeira, uma paisagem ou mesmo reconhecer um rosto humano nessa “imagem-fantasma”.

Um aviso importante: jamais fique olhando para pontos de luz muito fortes, como o sol ou o farol de um carro à noite, pois isso pode machucar os seus olhos.

Veja mais imagens invertidas que formam ilusões de ótica

Fixe os olhos por pelo menos 15 segundos no ponto vermelho (sem piscar) e depois pisque olhando para uma parede branca.

 

Gisele Bündchen

Gisele Bündchen - Ilusão de ótica
Foto: Tiago Chediak /Flickr/Wikimedia Commons

 

Arco-íris

Arco-íris com ilusão de ótica

 

Cristo Redentor


Foto: Adriano Carvalho/Stock.xchng

 

Bandeira de Portugal

 

O Melhor do Melhor do Mundo

 

Bandeira do Brasil

Deixe seu comentário