Bússola com agulha (e só com agulha!)

Nós já fizemos esta experiência em 2008, mas como naquela época nossos vídeos eram mudos (pois é!), resolvemos fazer um “remake” para explicar direitinho para você o que acontece. E ficou bem legal! Bora conferir?

Para esta experiência você vai precisar de:
• uma agulha
• um pedacinho de ímã
• um copo cheio de água (até a borda!)
• um pedaço de papel higiênico (ou papel toalha)

Primeiro você passa o ímã sobre a agulha, várias vezes e sempre no mesmo sentido, para que ela fique imantada. Aí é só colocar um pedacinho de papel sobre a água (que deve estar totalmente parada), colocar a agulha magnetizada por cima dele e esperar que ele afunde. A agulha vai se mexer um pouquinho buscando orientação e, quando finalmente parar, estará apontando para o Norte e para o Sul, da mesma forma que acontece com o ponteiro de uma bússola comum (que também é imantado). Em ambos os casos, isso acontece porque dentro do nosso planeta existe uma grande quantidade de ferro que faz com que tenhamos dois polos magnéticos opostos, próximos ao polo Norte e ao polo Sul, que servem de orientação para que os ponteiros ou agulhas das bússolas se alinhem e apontem sempre para a mesma direção. Nesta experiência, a água é importante para que a agulha tenha o mínimo de atrito possível e possa se movimentar livremente até encontrar os polos. E por que ela não afunda? Porque a água possui uma propriedade chamada tensão superficial, uma espécie de película que não deixa coisas leves afundarem.

.::DICAS::.
• Para não ter erro, procure usar uma agulha bem fininha, mais leve, para garantir que ela não afunde e estrague a brincadeira.
• Essa experiência é bem legal para apresentar em sala de aula, já que é bem simples de conseguir o material, de executar e de explicar, arrancando aquele “Oooh!” dos seus amigos. ;)

89 Responses to "Bússola com agulha (e só com agulha!)"

« Older Comments
  1. gabriel says:

    será q tbm funciona se esfregar a agulha no cabelo ? pq eu ouvi falar q o cabelo tem magnetismo

    Responder
  2. Lucas Rabelo says:

    Lembrando que a bússola aponta para o norte geográfico, no qual é quase coincidente com o pólo Sul magnético.. E vice-versa

    Responder
  3. Arthur says:

    muito legal,interessante…

    Responder
« Older Comments

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>