294
288

Como fazer um gerador com um DVD player

O pequeno motor que abre a gaveta de um DVD player pode ser usado para fazer um pequeno gerador caseiro, que serve como base para outros tipos de geradores (gerador eólico, gerador hidrelétrico etc.).

Para fazer o gerador, é necessário desmontar o DVD player e retirar o motorzinho. Na base do motor, há dois polos, que devem ser ligados a dois fios. É dali que vai sair a energia.

Uma roda ligada a uma correia deve ser montada para ajudar o motor a girar com boa velocidade. Para isso, pode ser usada uma roda feita de dois DVDs ou CDs velhos, “recheada” com duas grandes rodelas feitas com uma pasta de plástico ondulado (aquelas pastas antigas).

Nessa roda, deve ser feito um furo e colocado um prego para servir de manivela.

Com essa roda e o motor em mãos, é necessário prender tudo em uma tábua e ligá-los usando um elástico de escritório.

Como funciona um gerador de eletricidade

Dentro dos motores e dos geradores há uma camada de imãs, que formam um campo eletromagnético. Na parte interna dessa camada há uma ou mais bobinas (rolos) de cobre. Quando esses rolos se mexem dentro do campo de atração e repulsão dos imãs, é formada a corrente elétrica.

Um motor elétrico e um gerador de eletricidade são praticamente o mesmo equipamento. No gerador, o movimento das bobinas gera a corrente elétrica, enquanto no motor a corrente elétrica causa o movimento das bobinas.

comments powered by Disqus

Ver versão desktop