Líquido que arranca sangue das mãos (experiência de química)

Veja como é possível “tirar sangue” das suas mãos usando apenas um papel amarelo e um líquido incolor.

O segredo desta experiência é simples: o papel foi pintado com açafrão, um tempero amarelo que se torna vermelho na presença de uma base (as bases são substâncias que anulam os ácidos).

No experimento, foi usado o amoníaco (hidróxido de amônio) como base. Para que ele ficasse mais fraco – e menos nocivo à pele –, foi diluído na proporção de uma colher para um copo de água.

O “truque” também pode ser feito usando-se bicarbonato de sódio.

O que são ácidos e bases? Os ácidos são substâncias que, em solução aquosa (misturados com água), liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH- 🙂 As bases neutralizam os ácidos, e vice-versa.

Deixando as fórmulas químicas de lado, é bom lembrar que os ácidos estão muito presentes no nosso cotidiano. Eles são utilizados em refrigerantes, alimentos, remédios, cosmético e na indústria.  Para identificar ácidos e bases nos alimentos basta levar em consideração que os ácidos possuem sabor azedo, como o encontrado nas frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão) e a base tem gosto semelhante ao do sabão 🙂

Deixe seu comentário