Barata elétrica (mini robô caseiro)


Não é muito comum encontrar alguém que tenha simpatia por barata. Mas olha, essa aqui até que é bem engraçadinha, viu?

Estamos falando da nossa baratinha elétrica, um robozinho bem fácil de fazer em casa e que você só não aprende agora se não quiser. Mas você quer, né? ;)

Você vai precisar de:
• 1 escova de dente com a base reta (daquelas mais simples)
• 2 baterias pequenas de 1,5 volt (como as de relógio)
• 1 celular antigo, que possa ser desmontado
• 1 pedacinho de fio
• chaves de fenda pequenas (para desmontar o celular)
• fita dupla face
• fita isolante
• alicate
• tesoura

Primeiro você desmonta o celular para encontrar o motorzinho do vibra call, que é o segredo desta experiência. Então, tira a capinha de borracha que o envolve e conecta cada um dos polos do motorzinho em um pedaço de fio. Depois é só colar o motorzinho sobre a “cabeça” da escova de dente (já sem o cabo), juntamente com as baterias. Aí é só ligar as outras pontas dos fios nas baterias e pronto: temos um mini robô baratinha. E sabe por que isso acontece? O vibrador do celular é um motor elétrico comum, com um peso na ponta em formato de meia lua, que fica girando. Esse formato faz com que ele não gire de um jeito uniforme e acabe puxando o motor para todos os lados, causando a vibração e, por consequência, o movimento (da mesma forma que acontece com um celular tocando no vibra call em cima de uma mesa). Mas no caso do nosso robozinho ainda tem um facilitador: as cerdas da escova de dente funcionam como uma mola, impulsionando a baratinha a andar mais rápido. É quase uma barata tonta! :P

.::DICAS::.

• Esta experiência começa pela separação dos materiais com antecedência. Comece conversando com as pessoas da sua casa e veja se alguém tem planos de trocar de escova de dente pelos próximos dias, doando a velha para a sua experiência. Aproveite e veja também se não há um celular velho dando sopa pela casa. E se não consegui-lo, tente ir em uma loja de consertos de celulares que talvez você consiga a própria peça (o motorzinho) já fora da carcaça do celular.
• E não se esqueça de descartar esse material, que é tóxico, em lixeiras específicas (em lojas de celulares ou na própria loja de consertos é uma boa!).
• Você também pode customizar a sua baratinha colocando umas asinhas feitas com cartolina preta ou marrom (ou de outra cor, depois você pinta com canetinha). Só não vale matar do coração aquela tia que tem pavor do inseto, hein!

142 Responses to "Barata elétrica (mini robô caseiro)"

« Older Comments
  1. joaostringhi says:

    ñ deu né Iberê com o escovão né :(
    mais foi legal d+++ :D

    Responder
  2. Andre Ramos Marchiori says:

    Eai Iberê, eu tive uma ideia,, em vez de fazer com uma escova de dente, poderia ser com uma escova de Lavar Roupa,, e ao invez daquele vibra Call do celular, poderia ser um vibra call do controle de Playstation 2 que é maior,, oque vcs acham ?

    Responder
  3. leticia says:

    como faz pra para a barata

    Responder
  4. Sami Junior says:

    Cara! Ao invés de ser uma escova de dentes, poderia ser aquela de tanque de lavar roupa? e colocar mais vibra call e a propria bateria de celular? poderia dar certo?

    Responder
  5. ricardo says:

    eu ja comprei um desses na loja de brinquedos.

    Responder
  6. Vitor says:

    Mari….daria ao invés de usar co vibra call do celular usar apenas uma escova de dente eletrica???

    amei muito os videos.

    Responder
  7. Vitor says:

    Oi Iberê e Mari eu amo muito os seus videos(aprendo mais que na escola) eu queria saber se ao invés de usar o vibra call e a escova pode usar uma escova de dentes elétrica

    Responder
« Older Comments

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>