Como fazer gelo seco com um extintor

Em muitos vídeos, eu disse que não era possível fazer gelo seco em casa. Após assistir a um vídeo, porém, descobri que pode haver um grande reservatório de gelo seco muito perto de nós.

Essa “mina” de gelo seco é o extintor de incêndio de gás carbônico. Dentro do seu reservatório há CO2 (ou gás carbônico, ou dióxido de carbono) líquido, altamente pressurizado. Quando o extintor é acionado, parte do CO2 sai na forma de gás, mas devido à queda de temperatura na despressurização, uma parte sai como gelo seco.

Para extrair o máximo de gelo seco possível é interessante colocar um pano na boca do extintor antes de apertar. Ele vai coletar o gelo seco e concentrar ali a baixa temperatura.

É importante usar uma luva na hora de fazer isso, pois a temperatura do gás carbônico é tão baixa que pode machucar a sua mão.

Não se esqueça de que o extintor deve ser recarregado após esta brincadeira, pois não servirá mais para apagar fogo, já que grande parte do gás carbônico que estava dentro dele foi gasto.

Deixe seu comentário