Como fazer líquido fluorescente

Uma luz negra e algumas canetinhas fluorescentes são suficientes para fazer uma mistura quase mágica. Basta misturar as cargas da canetinha com água e ligar a luz negra no escuro.

O efeito luminoso acontece porque essa lâmpada especial emite um tipo de luz invisível para o olho humano, a luz ultravioleta. Mas a tinta fluorescente reflete esse tipo de luz e a transforma em luz visível.

O efeito também acontece com outras coisas do nosso dia-a-dia, como o sabão em pó. Ele tem uma substância especial para deixar o branco das roupas mais branco: quando está no sol, absorve a luz ultravioleta (invisível) e a transforma em luz comum, deixando uma camiseta, por exemplo, mais clara do que parece ser. É por isso que roupas brancas costumam brilhar na balada sob a luz negra.

Este vídeo faz parte de uma série do Manual do Mundo com o blog http://www.uhull.com.br. A cada terça feira há uma nova experiência disponível lá.

65 Responses to "Como fazer líquido fluorescente"

« Older Comments
  1. Andre says:

    Muito legal. Fica a curiosidade: Água Tônica da Schwerpes também brilha na luz negra (mas só a dessa marca).

    Responder
    • Joao Vitor says:

      O que faz a água tônica brilhar é um componente que se chama quinino.

      Se não tiver isso ela não brilha, então com certeza as águas tônicas de outras marcas não possui esse componente.

      Responder
  2. Maryp98 says:

    Olha o sorriso do Iberê lá atrás 1:24 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responder
  3. filemon says:

    o liquido fluorecente brilha no escuro sem a luz negra? eu sei fazer algodão caseiro ,vc/ vai precisar de:mamona,garrafa pet e areia,coloque um pouco de areia na garrafa pet coloque as mamonas na garrafa pet e feche a garrafa pet e balance bem espere uma semana uma semana depois abra a garrafa pet e veja o algodao uma dica importante:use uma luva e uma mascara porque na verdade nao é algodao e mofo de mamona o conteudo da mamona mofa

    Responder
  4. Josafá says:

    encontrei esse vídeo no youtube e queria saber se fake!
    obrigado

    Responder
  5. Tiago says:

    tem alguma substancia que possa ser ingerida que tenha uma reação parecida com a luz negra? a minha ideia é fazer um coquetel em um balcão de bar com a luz negra embaixo de uma chapa de vidro no balcão…

    Responder
  6. Larissa says:

    Eu queria saber se vc pode fazer um liquido florecente e botar gelo seco para ver o q acontece…ou é perigoso? adooro seeus videeos ibere , maari vooce é linda

    Responder
  7. Gisele Machado says:

    posso passar esse liquido na pele sem problemas o efeito dele é longo? tem como armazenar?

    Responder
« Older Comments

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>