Submarino na garrafa

Parece mágica, mas é física! Com um aperto imperceptível em uma garrafa de água é possível controlar a subida e a descida de um objeto que está dentro dela.

Na experiência, usei a tampa de uma caneta e um pouquinho de massa de modelar para mostrar a brincadeira.

Com a massa, o furo da tampa foi fechado, e um peso foi acrescentado à tampa. O conjunto todo foi colocado dentro de uma garrafa PET cheia de água.

Apertando a garrafa é possível fazer a tampa descer. Quando se solta a garrafa, a tampa sobe. Isso ocorre porque o ar que está dentro da tampa se comprime, e a densidade do objeto diminui (o volume fica menor, mas a massa continua sendo a mesma).

Por meio desse experimento é possível observar também a Lei de Pascal: quando um líquido sofre pressão, todos os pontos daquele líquido também sofrem pressão.

Ou seja: quando se aperta a garrafa, a pressão toda do líquido aumenta, forçando o ar no interior da tampa a se comprimir.

Para fazer a experiência é necessário fazer vários testes com a bolinha de massa que é usada como peso, pois o conjunto todo tem que ter uma densidade muito próxima à da água. Se o peso for muito leve, será necessário apertar muito forte a garrafa para que a tampa desça.

Deixe seu comentário