212
260

Dragão de papel em 3D que mexe a cabeça

Esse simpático dragãozinho, que você já deve ter visto circulando aí pela internet, foi criado por um grupo que promove encontros anuais para homenagear o matemático americano Martin Gardner, que tinha grande interesse por ilusionismo. O dragãozinho te acompanha com o olhar (e com a cabeça) conforme você se movimenta na frente dele, mais ou menos como o olhar da Mona Lisa, só que em 3D. E como isso é possível? Abaixo, no primeiro vídeo a gente te explica o segredo dessa ilusão de ótica. E no segundo, um passo a passo pra você montar o seu. Podemos começar?

AGORA VEJA COMO FAZER A DOBRADURA:

Link para baixar o PDF do dragão

Para montar o dragãozinho mágico você precisa de:

• imprimir o PDF do link acima, contendo instruções de corte e dobraduras
• cola (melhor se for bastão)
• tesoura

O segredo por trás desse dragãozinho está na forma como a cabeça dele é montada: ela é um buraco, ou seja, possui formato côncavo. Mas nosso cérebro não entende isso quando olhamos pra ela e a interpreta como se estivesse voltada para fora (formato convexo), causando a ilusão de que ela se mexe e nos acompanha. Um projetinho bem legal pra você montar e sair confundindo as pessoas da sua família ou seus amigos.

.::DICAS::.

• Comece a recortar o dragão da folha impressa somente quando tiver lido todas as instruções de cortes e dobras. E capriche nas “dobras de montanha” e “dobras de vale” durante a montagem. São elas que vão definir o formato da cabeça necessário para a ilusão de ótica.
• É legal deixá-lo em lugares de grande circulação. Por exemplo, sobre algum móvel da sala ou sobre o painel do carro estacionado (imagina a cara das pessoas que passarem por esse dragãozinho curioso! :P)

comments powered by Disqus

Ver versão desktop